» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 Julho Arsal aborda 380 veículos no primeiro dia após retorno do transporte intermunicipal
30/07/2020 - 15h41m

Ascom Arsal

O primeiro dia de fiscalização do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Alagoas, nesta quinta-feira (30), após a liberação do serviço por meio de decreto governamental, foi de muito trabalho. Através de blitzes sanitárias, que aconteceram em pontos fixos e volantes de todo o Estado, a equipe da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) abordou 380 veículos. A ação contou com o apoio do Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv).

Os veículos complementares e convencionais estão operando nesta fase do decreto com 50% da capacidade e com todos os passageiros sentados.

De acordo com a Arsal, as blitzes são para garantir que o Protocolo de Higienização da Agência Reguladora e o decreto do governo sejam cumpridos, além de coibir a circulação do transporte irregular. Nestas ações são abordados veículos particulares, táxis, transportadores por aplicativos, complementares e convencionais.

fic1

Segundo o diretor-presidente da Agência, Ronaldo Medeiros, as medidas devem ser cumpridas em sua totalidade. “Estaremos em todas as regiões do Estado para fazer com que o decreto e os protocolos sanitários sejam cumpridos. Estamos de olho, inclusive, no valor da tarifa, que não houve aumento. Pelo contrário, nós prorrogamos o reajuste para 2021”, contou o presidente.

Ronaldo Medeiros alerta que o cidadão é parte fundamental nesse retorno. “Se flagrarem alguma irregularidade, liguem para nossa Ouvidoria e denunciem, nos ajudem a garantir que você e sua família sejam transportados com toda segurança”, frisou.

Os números são: 0800 284-0429 ou enviar mensagem para o Whatsapp (82) 98833-9430, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ygo Costa, coordenador de fiscalização de transporte da Nova Arsal, disse que neste primeiro dia não foram aplicadas multas nem apreensões, já que a ação teve foco educativo. “Nossa fiscalização constatou que os transportadores estão seguindo às regras do decreto. Estamos trabalhando para que esta conscientização seja mantida entre todos neste período tão delicado para a saúde de todos”, disse Ygo.

Às regras do Protocolo de Higienização a serem seguidas são:

Uso de máscaras por todos; cobradores devem usar também o protetor facial (face shield);
Verificação da temperatura de usuários e funcionários nos pontos de origem e destino;
Porte obrigatório do teste de covid-19 para motoristas e cobradores;
Disponibilização de álcool 70% e higienização de partes de contato interno do veículo;
Divulgação das medidas de segurança em local visível;
Janelas deverão permanecer sempre abertas durante o trajeto.

fic2

RET