Arsal passa mediar conflito entre usuários e prestadores de serviços
A primeira sessão da Comissão Permanente de Prevenção e Resolução de
Conflitos Administrativos realizada pela Agência Reguladora dos Serviços
Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), aconteceu nesta quarta-feira
(14). Com isto, a Agência alcança mais um patamar na solução de
conflitos, promovendo a cultura da paz entre os prestadores e usuários
dos serviços regulados.
A conciliação e a mediação são formas de
resolução de conflitos extrajudiciais — evitando a judicialização do
processo — onde um terceiro (conciliador ou mediador) exerce a função de
facilitador do diálogo entre as partes, ambos têm a tarefa de aproximar
as partes, sendo que o conciliador pode dar sugestões e propostas para
levá-las a um entendimento e pôr fim ao conflito ou a sua expectativa.
Já o Mediador aplicará técnicas para que as partes negociem diretamente a
solução desejada de sua divergência.
A atuação da Agência
Reguladora na Comissão é pautada em princípios como o da imparcialidade e
autonomia da vontade. Tendo às seguintes regras: confidencialidade,
oralidade, informalidade, transparência do procedimento e decisão
informada. A vantagem é a solução rápida e eficaz, com a preservação das
relações.
Às sessões podem acontecer presencialmente ou pela internet, desde que as partes estejam de acordo.
“O
usuário ou o permissionário do serviço regulado pela Agência que se
sentir prejudicado, pode procurar a Ouvidoria da Arsal que abrirá o
processo administrativo e encaminhará para a Comissão para as
providências. Adotaremos as medidas necessárias no sentido de resolver o
conflito de forma pacífica e restaurando as relações entre as partes
envolvidas”, explica a advogada Luciana Pontes, presidente da Comissão.
Instituída
por meio de resolução Nº 18 de 8 de julho de 2020, publicada no Diário
Oficial do Estado, a Comissão conta com a atuação da presidente Luciana
Rodrigues Barreto Pontes de Mendonça; e das membros Emanuela Fernandes
Costa Santos e Laís Calheiros Ferreira da Silva.
Serviço
Ouvidoria da Arsal: 0800 284 0429 | 98833 9430 (WhatsApp)
Local: Arsal, R. Eng. Roberto Gonçalves Menezes, 149 - Centro, Maceió - AL, 57.020-680
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 15h