» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Arsal anuncia reforço no transporte rodoviário intermunicipal em Rio Largo
24/10/2018 - 10h20m

Arsal anuncia reforço no transporte rodoviário intermunicipal em Rio Largo

A partir de novembro deste ano, todas as linhas atendidas pelo Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros na região de Rio Largo devem ter reforços na frota e no número de viagens, principalmente nos horários de pico, para evitar a superlotação. Em algumas dessas linhas, o incremento já começou.

Segundo dados do Setor de Planejamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), até o momento houve reforço no número de viagens - nos horários entre 5h e 9h da manhã e das 16h às 20h - nas linhas Cruzeiro do Sul-Ponta Verde e Cruzeiro do Sul-Maceió, atendidas por ônibus do serviço convencional. Nesta última ainda foram concedidas três permissões emergenciais para o transporte complementar.

Os usuários residentes nos conjuntos habitacionais Antônio Lins, Teotônio Vilela I e II, Morivaldo e José Carlos também foram beneficiados com a entrada de veículos complementares nos locais, que não eram assistidos pelo Sistema de Transporte.

No conjunto Antônio Lins, a partir das 5h, quatro veículos complementares trafegam durante todo o dia, de meia em meia hora. Os demais conjuntos citados, por enquanto, estão sendo atendidos com horários pela manhã, também de meia em meia hora, entre 5h e 7h.

Melhorias

Após a intermediação da Arsal, da Prefeitura de Rio Largo e do Ministério Público do Estado (MPE-AL), por meio da Promotoria do Município, todo o quadro de horários nas linhas intermunicipais da região deve ser readequado para melhorar o serviço prestado aos passageiros. As linhas são: Rio Largo- Maceió (via Mata do Rolo); Rio Largo- Maceió (via Gustavo Paiva); Aeroporto-Maceió (via Ponta Verde); Cruzeiro do Sul-Maceió; Cruzeiro do Sul-Maceió (via Ponta Verde); e Conjunto Jarbas Oiticica-Maceió.

“A partir de novembro a empresa Veleiro, responsável pelas linhas, deve promover essa readequação e informar ao Ministério Público sobre as mudanças, que serão acompanhadas pela Promotoria de Rio Largo e pela Arsal, responsável ainda por monitorar o cumprimento dos horários”, explicou Maria Guimarães, do Setor de Planejamento da Agência Reguladora.

O presidente da Arsal, Lailson Gomes, acrescentou que o incremento se dará em todas as linhas, nos horários de pico, das 5h às 9h e das 16h às 20h, e atende a um pleito antigo de milhares de usuários que utilizam diariamente o transporte público intermunicipal na região.

Ele lembrou que, paralelamente ao estudo de demanda realizado pela Arsal em Rio Largo, desde março deste ano a está sendo feito um mapeamento em todo o Estado para levantar as necessidades de cada localidade em relação ao transporte. Após sua conclusão, o estudo servirá como base para uma nova licitação para o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros em Alagoas.

Para o registro de demandas, denúncias e sugestões, qualquer cidadão pode acionar a Ouvidoria da Arsal, por meio do número de discagem gratuita (0800 284-0429); presencialmente (ambos funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h); de forma online (www.arsal.al.gov.br) e por e-mail (ouvidoria@arsal.al.gov.br), em qualquer hora ou dia da semana.

Galeria de imagem

consulta processo siga 1