Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Arsal encerra ano apresentando sistemas pioneiros de gestão e digitalização
22/12/2017 - 12h28m

Arsal encerra ano apresentando sistemas pioneiros de gestão e digitalização

Arsal encerra ano apresentando sistemas pioneiros de gestão e digitalização

Servidores de todos os setores da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) acompanharam nesta sexta-feira, 22 de dezembro, a apresentação final do Sistema Integrado de Gestão (Siga) e do pioneiro Sistema de Digitalização de Documentos implantados no órgão. Também foi apresentado ao quadro técnico um balanço geral das atividades desenvolvidas neste ano e durante a gestão do diretor-presidente, Marcus Vasconcelos.

 

“Tenho orgulho de deixar, entre outros, esses legados para Arsal, um dos poucos órgãos a possuir um sistema tão completo de gestão e uma das primeiras agências do país a ter todos os seus documentos digitalizados, o que é de grande interesse público e importância em termos de agilidade, segurança, economia e transparência”, destacou o presidente, em referência aos sistemas.

 

Marcus Vasconcelos, que deixa em breve o comando da Agência Reguladora, citou ainda outras conquistas durante seus quase três anos de mandato, entre elas a descentralização e interiorização de serviços (com a criação da sede em Arapiraca e a realização de treinamentos para transportadores em vários municípios, por exemplo); as mudanças adotadas na área de transporte, beneficiando milhares de usuários e permissionários em todo o Estado; o novo modelo, reconhecido nacionalmente, de regulação do gás natural e o aprimoramento das fiscalizações de saneamento básico.

 

Ele também agradeceu o apoio dos servidores e das diretoras-executivas Eulália Moraes, Patrícia Medeiros e Eliane Merten e ao governador Renan Filho, pela confiança e independência concedidas à gestão: “Estou muito grato com o que pudemos realizar graças ao trabalho de toda a equipe e ao suporte do governo do Estado. Nunca tive tanto apoio profissional quanto na Arsal”.

 

Gestão online

 

Após a fala do presidente, a equipe do Setor de Informática ministrou um breve treinamento sobre o funcionamento do Siga. Com ampla capacidade de gestão administrativa, a plataforma moderniza e facilita os trabalhos desenvolvidos internamente em todas as áreas, propiciando a tramitação e o acesso de forma mais rápida a processos, contratos e arquivos públicos.

 

O Sistema já conta com mais de mil processos cadastrados tramitando e também beneficia o público externo, com um tempo de resposta menor para atendimento das demandas de entes regulados e permissionários, a exemplo do transportador intermunicipal, que pode consultar processos de seu interesse de forma online, sem precisar se deslocar à sede da Arsal em busca de informações.

 

Em seguida, a servidora Danny Farias - responsável, juntamente com Sabine Maia, pela organização do Sistema de Digitalização - classificou o trabalho como um marco na história da Arsal. “Somos uma das primeiras agências do Brasil a ter todo acervo documental digitalizado. Já são quase dois milhões de documentos, datados de 2010 até hoje, convertidos em PDF para plataforma digital e disponibilizados na forma online, diminuindo ainda a burocracia processual”, explicou.

 

Conforme Danny Farias, encerrado o contrato - iniciado em novembro de 2015 - com a empresa responsável pelo sistema, a partir de agora a digitalização será feita pelos próprios funcionários da Agência, que passarão por um treinamento.

 

Ao término das apresentações, os servidores participaram de um café da manhã de confraternização de final de ano.

 

Galeria de imagem

 

Ascom

Ações do documento
Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica

fale_conosco

chat online

consulta processo siga 1

consulta_de_processos.jpg

Portal da Trnasparência

banner-newsletter-arsal.png

Banco de currículos

requerimentos-transporte.jpg

programas

dicas_de_energia

consumidor

tarifas

cartilhas-2013_TIT.jpg
cartilha_ap_e_cp_02_DEST.jpg
cartilha_baixa_renda_02_DEST.jpg
cartilha_direitos_e_deveres_02_DEST.jpg
cartilha_uso_eficiente_02_DEST.jpg
cartilha_uso_indevido_energia_02_DEST.jpg
cartilha_uso_seguro_DEST.jpg

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

169bannerdados.png