» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Arsal lança sistema de monitoramento dos transportes intermunicipais
14/08/2019 - 08h33m

Arsal lança sistema de monitoramento dos transportes intermunicipais

Veículos contarão ainda com o botão do pânico para casos de roubos e furtos nas estradas

Arsal lança sistema de monitoramento dos transportes intermunicipais

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) anuncia mais uma novidade para o setor de transportes intermunicipais de passageiros. Dia 9 de setembro entra em operação o novo Sistema de Monitoramento, que irá trazer mais segurança para usuários e transportadores.

Executado pela empresa PSE Segurança Eletrônica, o serviço garantirá o monitoramento em tempo real, 24 horas por dia, dos veículos que trafegam pelas estradas alagoanas, permitindo o controle de rotas percorridas, velocidade e condições de funcionamento do veículo e movimentações estranhas ao trajeto, como paradas em locais indefinidos ou mudança de percurso.

O Sistema de Monitoramento contará com tecnologia avançada, por meio de GPRS (Serviços Gerais de Pacote por Rádio), que proporciona grande cobertura de rede e o acesso à internet com alta velocidade. Para sua execução serão disponibilizados nove monitores, divididos em três turnos, e dois supervisores.  Há quatro anos em operação, a empresa atua nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia, além de Alagoas.

Segundo o chefe Operacional da PSE Segurança Eletrônica, coronel da reserva da PM Amorim, além de auxiliar no trabalho de fiscalização da Arsal, o Sistema de Monitoramento oferece suporte na localização de veículos em caso de roubos e furtos, com 100% de resolução dos casos.

A partir de setembro, todos os veículos que fazem o transporte intermunicipal de passageiros contarão com o Botão do Pânico, aparelho de rastreamento com uma das mais avançadas tecnologias para o segmento no país. Será um mecanismo a mais para garantir a segurança de motoristas e passageiros nas estradas. Cerca de 1.200 permissionários serão beneficiados.

Com o botão do pânico, em qualquer situação de emergência o motorista poderá acionar a Central de Monitoramento, com sede em Maceió, que, por sua vez, acionará as forças de segurança em qualquer parte do Estado. O serviço também oferece suporte para guinchos, chaves-reserva e patrulhamento próprio para o socorro nas estradas.

Para o diretor-presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros, a implantação do Sistema de Monitoramento dos transportes intermunicipais de passageiros é o primeiro passo do processo de modernização a ser implementado pela nova gestão do órgão. Em breve, também será lançado o aplicativo de mobilidade, que permitirá aos usuários saber rotas, destinos, horários de partida e chegada dos veículos.