Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Arsal realiza curso inédito em Alagoas sobre Proteção Catódica de Dutos
03/07/2017 - 11h50m

Arsal realiza curso inédito em Alagoas sobre Proteção Catódica de Dutos

Arsal realiza curso inédito em Alagoas sobre Proteção Catódica de Dutos

Ilustração/IPT

Nos dias 19 e 20 de julho a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) realiza o curso inédito sobre Proteção Catódica de Dutos, ministrado pelo engenheiro civil Laerce de Paula Nunes. O evento, que tem o apoio do Governo do Estado e da Gás de Alagoas S.A (Algás), acontece no auditório do Hotel Jatiúca e deve reunir técnicos da área de Gás Natural Canalizado de agências de todo o País.

 

Entre outras coisas, o treinamento visa capacitar os técnicos para analisar e fiscalizar os sistemas de proteção catódica implantados pelas empresas supridoras e distribuidoras de gás natural canalizado; e criar critérios comuns, unificados, que sirvam de referência para melhorar os processos de fiscalização por parte das instituições regulatórias.

 

Marcus Vasconcelos, presidente da Arsal, explicou que a ideia do curso nasceu durante discussões técnicas entre a agência alagoana e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde foi identificada a inexistência de indicadores para monitoramento e fiscalização dos sistemas de proteção catódica implantados pelas distribuidoras de gás.

 

As vagas são limitadas e os participantes têm até o dia 7 de julho para confirmar  presença e encaminhar os nomes para o e-mail da gerente de Gás Natural da Arsal, Clara Alves: clara.alves@arsal.al.gov.br.

 

Sobre o instrutor

 

Laerce de Paula Nunes é engenheiro civil da empresa IEC - Instalações e Engenharia de Corrosão LTDA, sediada no Rio de Janeiro. O instrutor possui especialização nas áreas de corrosão, inspeção de equipamentos e tubulações e de proteção catódica.

 

Ele é responsável pelo gerenciamento de obras de implantação dos sistemas de proteção catódica de diversos gasodutos, adutoras e plantas industriais, atuando nas áreas de inspeção de revestimento externo de dutos e no projeto, montagem, inspeção e manutenção de sistemas de proteção catódica e aterramento elétrico.

 

 

 

 

Ações do documento

luto22

Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica

fale_conosco

chat online

consulta_de_processos.jpg

Portal da Trnasparência

banner-newsletter-arsal.png

Banco de currículos

requerimentos-transporte.jpg

programas

dicas_de_energia

consumidor

tarifas

cartilhas-2013_TIT.jpg
cartilha_ap_e_cp_02_DEST.jpg
cartilha_baixa_renda_02_DEST.jpg
cartilha_direitos_e_deveres_02_DEST.jpg
cartilha_uso_eficiente_02_DEST.jpg
cartilha_uso_indevido_energia_02_DEST.jpg
cartilha_uso_seguro_DEST.jpg

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

169bannerdados.png