» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Arsal segue com implantação do monitoramento eletrônico nos transportes intermunicipais
01/10/2019 - 15h30m

Meta é atender os mais de mil permissionários em atividade no Estado

Arsal segue com implantação do monitoramento  eletrônico nos transportes intermunicipais

Equipamento garante a segurança a usuários e transportadores

Por Soraya Leite

As equipes do setor de Fiscalização da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) prosseguem, esta semana, com a implantação dos dispositivos de monitoramento eletrônico nos veículos que fazem o transporte intermunicipal de passageiros, visando oferecer mais segurança a usuários e motoristas.

Do início de setembro até agora, cerca de 300 transportes complementares já receberam o equipamento, que garantirá o rastreamento dos veículos que trafegam pelas estradas alagoanas. Até o final de outubro, os mais de mil permissionários hoje em atividade no Estado deverão ter o dispositivo instalado em seus veículos.

O Sistema de Monitoramento facilitará à Arsal controlar o cumprimento de horários, velocidade, rotas percorridas, bem como movimentações estranhas ao trajeto, como paradas em locais indefinidos ou mudança de percurso. Além disso, os veículos contarão com o ‘botão do pânico’, dispositivo que permite aos motoristas acionarem as forças de segurança em situações de perigo.

“Estamos promovendo uma total reestruturação da rede de transporte intermunicipal de passageiros, para que a população tenha um serviço de qualidade. Intensificamos a fiscalização em todo o Estado para combater irregularidades, já entregamos o fardamento e os crachás, que facilitam a identificação dos nossos agentes de apoio e, depois da implantação do monitoramento eletrônico, vamos partir para o recadastramento dos permissionários. Amanhã, nossas equipes darão início à Pesquisa de Demanda de Passageiros, mais uma ferramenta de aproximação da Arsal com o público usuário”, afirmou o diretor-presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros.

Nessa terça-feira (1º), em Arapiraca, a equipe atendeu os permissionários que cobrem as linhas Palmeira dos Índios-Arapiraca, Pão de Açúcar-Arapiraca, Pariconha-Arapiraca, Piaçabuçu-Arapiraca. Desta quarta (2) até sexta-feira (4), é vez dos permissionários do Sertão, que fazem as linhas de Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Olivença, Palestina, Pão de Açúcar, Ouro Branco, Piranhas, Senador Rui Palmeira, São José da Tapera, além de Arapiraca, para Santana do Ipanema, e das linhas Carneiros e São José da Tapera para Olho d’Água das Flores. A instalação acontece no Terminal Rodoviário de Santana do Ipanema, também nos dois turnos.

Além dos transportadores complementares, os ônibus convencionais que fazem o transporte intermunicipal de passageiros também terão o dispositivo instalado. Ontem, a Arsal conclui a implantação nos veículos da empresa Expresso. As próximas a serem atendidas serão a Veleiro e Real Alagoas.