Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Curso promovido pela Arsal reúne técnicos da área de gás natural em Alagoas
17/07/2017 - 10h45m

Curso promovido pela Arsal reúne técnicos da área de gás natural em Alagoas

Curso promovido pela Arsal reúne técnicos da área de gás natural em Alagoas

Engenheiro Laerce Nunes

Nesta quarta-feira, 19, técnicos da área de gás natural canalizado de todo o País se reúnem em Maceió para o curso sobre Proteção Catódica de Dutos, promovido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), com o apoio do Governo do Estado e da Algás. O treinamento prossegue até quinta-feira, 20, no Hotel Jatiúca.

Estão inscritos para o treinamento, técnicos da Arsal e de outras agências reguladoras, da Petrobras, Casal, Algás e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).

Inédito no Estado, o curso será ministrado pelo engenheiro civil Laerce de Paula Nunes, especialista nas áreas de corrosão, inspeção de equipamentos e tubulações e de proteção catódica (técnica utilizada para controlar e evitar a corrosão de superfícies metálicas, como tubulações de gás e água).

Na empresa IEC - Instalações e Engenharia de Corrosão LTDA, sediada no Rio de Janeiro, Laerce de Paula é responsável pelo gerenciamento de obras de implantação dos sistemas de proteção catódica de diversos gasodutos, adutoras e plantas industriais, atuando nas áreas de inspeção de revestimento externo de dutos e no projeto, montagem, inspeção e manutenção de sistemas de proteção catódica e aterramento elétrico.

Entre outros pontos, o treinamento visa capacitar os técnicos para analisar e fiscalizar os sistemas de proteção catódica implantados pelas empresas supridoras e distribuidoras de gás natural canalizado; e criar critérios comuns, unificados, que sirvam de referência para melhorar os processos de fiscalização por parte das agências reguladoras.

A ideia do curso surgiu durante discussões técnicas entre a agência alagoana e a agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde foi identificada a inexistência de indicadores para monitoramento e fiscalização dos sistemas de proteção catódica implantados pelas distribuidoras de gás, explicou Marcus Vasconcelos, presidente da Arsal.

Ascom

Ações do documento

luto22

Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica

fale_conosco

chat online

consulta_de_processos.jpg

Portal da Trnasparência

banner-newsletter-arsal.png

Banco de currículos

requerimentos-transporte.jpg

programas

dicas_de_energia

consumidor

tarifas

cartilhas-2013_TIT.jpg
cartilha_ap_e_cp_02_DEST.jpg
cartilha_baixa_renda_02_DEST.jpg
cartilha_direitos_e_deveres_02_DEST.jpg
cartilha_uso_eficiente_02_DEST.jpg
cartilha_uso_indevido_energia_02_DEST.jpg
cartilha_uso_seguro_DEST.jpg

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

169bannerdados.png