Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Gerente de Saneamento da Arsal tem artigo publicado em revista nacional
01/06/2017 - 14h17m

Gerente de Saneamento da Arsal tem artigo publicado em revista nacional

Gerente de Saneamento da Arsal tem artigo publicado em revista nacional

O artigo “Turismo, espaço urbano e meio ambiente: análise do projeto de esgotamento sanitário do Município de Maragogi (AL)”, de autoria do gerente de Saneamento Básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), Antonio de Padua Gomes D´Almeida Lins, foi reproduzido nesta quinta-feira, 1º, na Revista Brasileira de Ecoturismo, uma das mais importantes publicações do gênero no mundo.

O artigo é baseado na dissertação final de mestrado defendida por Antonio de Padua em fevereiro deste ano, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O trabalho é fruto da experiência dele à frente da Gerência de Saneamento da agência reguladora.

“A análise que fizemos apresenta um diagnóstico detalhado da situação ambiental em Maragogi. Isso é importante, porque pode produzir impactos concretos no município, servindo como base para intervenções futuras, por parte dos gestores, a fim de solucionar os problemas apontados”, destacou o autor, comemorando o fato de a dissertação ter sido divulgada, em forma de artigo, em uma prestigiada publicação no meio acadêmico.

riosalgado estaçãomaragogi

Na dissertação, o gerente destaca, entre outros pontos, a importância da adoção de um planejamento que contemple, em longo prazo, o saneamento ambiental no município onde o turismo é uma das atividades socioeconômicas principais.

Durante o trabalho, foi analisada ainda a visão de técnicos que atuam no governo municipal, moradores, empreendedores, líderes comunitários e turistas, realizadas entrevistas, registros fotográficos, observação direta e exames de imagens remotas, a exemplo daquelas captadas pelo Google Earth.

“O estudo identificou que o projeto de saneamento não contemplou todo o território do município de Maragogi, deixando várias fontes de esgoto fora do seu alcance. Graves problemas ambientais relacionados ao saneamento continuam ocorrendo”, diz um trecho da publicação, que pode ser conferida na íntegra no link: http://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/article/view/1002.

 

Ascom

Ações do documento
Logomarca
Configuracoes do Tema Fabrica

fale_conosco

chat online

consulta_de_processos.jpg

Portal da Trnasparência

banner-newsletter-arsal.png

Banco de currículos

requerimentos-transporte.jpg

programas

dicas_de_energia

consumidor

tarifas

cartilhas-2013_TIT.jpg
cartilha_ap_e_cp_02_DEST.jpg
cartilha_baixa_renda_02_DEST.jpg
cartilha_direitos_e_deveres_02_DEST.jpg
cartilha_uso_eficiente_02_DEST.jpg
cartilha_uso_indevido_energia_02_DEST.jpg
cartilha_uso_seguro_DEST.jpg

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

169bannerdados.png