» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Pesquisa de Demanda de Passageiros contabiliza mais de 3 mil abordagens em dois dias
04/10/2019 - 15h20m

Equipe estará no posto policial da Asplana até terça-feira (8)

Pesquisa servirá de parâmetro para a reestruturação que a Arsal está implementando no sistema de transporte público intermunicipal

Por Soraya Leite

Desde a última quarta-feira (2), quando foi iniciada, a Pesquisa de Demanda de Passageiros desenvolvida pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) já efetuou mais de três mil abordagens a motoristas e usuários do transporte convencional, complementares, taxistas e de aplicativos que trafegam pela AL 101 Norte. Até terça-feira (8), das 05h às 19h, a equipe técnica do Setor de Planejamento do órgão estará concentrada no posto policial da Asplana.

O trabalho começa cedo e consiste em identificar as principais necessidades do setor, a exemplo do número de pessoas que usam o transporte público, se a quantidade de veículos é suficiente para atender à demanda, quais as linhas que apresentam maior deficiência e os principais problemas enfrentados pelos usuários.

Tudo isso servirá de parâmetro para a reestruturação que a Arsal está implementando no sistema de transporte público intermunicipal em Alagoas.

Até as 19h, nove técnicos e dez agentes de apoio realizam o trabalho de abordagem e entrevista dos usuários.  Nesses dois primeiros dias, as principais queixas referem-se ao descumprimento de horários por parte dos transportadores complementares e convencionais, falta de conforto nos veículos, motoristas que não respeitam o direito à gratuidade e superlotação.

Segundo o supervisor Diogo Coimbra, o foco da pesquisa está justamente na identificação da demanda dos passageiros; saber se os motoristas estão garantindo a gratuidade a idosos e portadores de necessidades especiais, colher sugestões para a melhoria dos serviços e segurança dos usuários.

A usuária Luciana Lima aprovou a iniciativa da Arsal e diz acreditar que trará mais segurança para as pessoas. “Acho muito importante, primeiro, é pela nossa segurança, e depois, porque vai ver essa questão de superlotação dos carros que viajam pra Maceió”, disse.

O taxista Marcos Cunha atua há 12 anos no trajeto São Luiz do Quitunde-Maceió e também elogiou a ação. “É bom pra gente, porque muitos motoristas andam com o carro lotado; é bom para a segurança dos nossos clientes”.

Segundo o diretor-presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros, esse estudo servirá de base para o início do processo de licitação dos transportes intermunicipais de passageiros, prevista para ser realizada ainda este ano, e faz parte de uma série de medidas que vêm sendo adotadas pela Arsal para garantir a prestação de um serviço de qualidade, a exemplo do Sistema de Monitoramento Eletrônico, em fase de implantação, e o recadastramento dos permissionários do transporte complementar no Estado, a ser iniciado em breve.

Cronograma - Da AL-101 Norte, a equipe segue o posto policial da BR-316, em Satuba, no período de 10 a 16 de outubro. De 18 a 24 de outubro, eles estarão na saída do Polo, na AL-101 Sul; e de 30 de outubro a 05 de novembro, na BR-104, em Rio Largo, sempre nos dois turnos, das 05h às 19h. Durante todo o período - 02 de outubro a 05 de novembro – a pesquisa também será realizada no Terminal Rodoviário João Paulo II, em Maceió, das 05h às 20h, em parceria com a empresa Sinart, administradora do terminal.

Pesquisa Demanda de Passageiros – Cronograma

02 a 08/10