» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Pesquisa de Demanda de Passageiros entra na sua segunda semana
09/10/2019 - 16h55m

Pesquisa de Demanda de Passageiros entra na sua segunda semana

Equipe chega nesta quinta-feira (10), à BR-316, em Satuba

Pesquisa de Demanda de Passageiros entra na sua segunda semana

Pesquisa consiste em fazer um diagnóstico do sistema de transporte público intermunicipal

Por Soraya Leite

A Pesquisa de Demanda de Passageiros, desenvolvida pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), chega a sua segunda fase nesta quinta-feira (10). A partir das 5h, técnicos da Gerência de Regulação de Transporte e agentes de apoio estarão no posto policial da BR-316, na cidade de Satuba. A equipe permanece na região até o dia 16.

De 02 a 06 deste mês, os trabalhos foram concentrados no posto policial da AL-101 Norte, na Asplana. Ao todo foram contabilizadas 7.079 abordagens aos transportadores de passageiros que trafegam pela região, entre taxistas, convencionais e complementares.

A expectativa é de que nessa segunda fase aumente consideravelmente o número de abordagens, em virtude do grande fluxo de transportadores que circulam diariamente pela BR-316, uma das principais rodovias que interligam a capital ao interior do Estado.

O foco da Pesquisa de Demanda de Passageiros consiste em identificar o número de pessoas que utilizam o transporte público, se a quantidade de veículos é suficiente para atender a essa demanda, quais as linhas que apresentam maior deficiência e os problemas enfrentados pelos usuários.

Na primeira etapa, as principais queixas foram o descumprimento de horários, falta de conforto nos veículos, motoristas que não respeitam o direito à gratuidade para idosos e portadores de necessidades especiais e superlotação.

As informações servirão de parâmetro para a reestruturação que a Arsal está implementando no sistema de transporte público intermunicipal em Alagoas e servirá de base para o início do processo de licitação, prevista para ser realizada ainda este ano.

Paralelo à pesquisa, a Arsal também dá andamento à implantação do sistema de monitoramento eletrônico, que até o dia 24 deste mês deve atingir cerca de 1.200 permissionários. O próximo passo será a realização do recadastramento da categoria, em data ainda a ser definida.

Pesquisa Demanda de Passageiros – Cronograma

02 a 08/10