» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Pesquisa de Demanda de Passageiros tem início nesta quarta-feira (2)
01/10/2019 - 15h00m

Pesquisa de Demanda de Passageiros tem início nesta quarta-feira (2)

Estudo envolverá os usuários dos transportes complementares, convencionais, táxis e aplicativos

Pesquisa de Demanda de Passageiros tem início nesta quarta-feira (2)

Usuários vão falar sobre a qualidade dos serviços prestados pelos transportadores intermunicipais

Por Soraya Leite

Com o objetivo de diagnosticar a atual situação do sistema de transporte intermunicipal, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) inicia, nesta quarta-feira (2), a Pesquisa de Demanda de Passageiros. O estudo busca identificar as principais necessidades do setor, a exemplo do número de pessoas que usam o transporte público, se a quantidade de veículos é suficiente para atender à demanda e quais as linhas que apresentam maior deficiência.

A pesquisa envolverá passageiros de transportes complementares e convencionais, motoristas de táxis e de aplicativos, e será realizada pelos agentes de apoio e equipe técnica do Setor de Planejamento da Arsal, sendo 21 externos e três internos.

A partir das queixas e sugestões, a Arsal poderá ter uma dimensão das dificuldades que os usuários enfrentam, como o cumprimento de horários, capacidade de lotação e estado de conservação dos veículos, atendimento aos passageiros por parte dos transportadores, cumprimento do direito à gratuidade para idosos, entre outros itens.

Para o responsável pelo Setor de Planejamento, Fábio Calheiros, essa pesquisa vai permitir à Arsal conhecer as necessidades do setor, identificar as falhas e definir estratégias de melhorias da rede de transporte intermunicipal.

“Esse estudo servirá de base para o início do processo de licitação dos transportes intermunicipais de passageiros, prevista para ser realizada ainda este ano, e faz parte de uma série de medidas que vêm sendo adotadas pela Arsal para garantir a prestação de um serviço de qualidade à população”, afirmou o diretor-presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros.

Cronograma - De 02 a 08 de outubro, a Pesquisa de Demanda de Passageiros será realizada no posto da Asplana, na AL-101 Norte, das 05h às 18h. De 10 a 16 de outubro, a equipe estará no posto policial da BR-316, em Satuba; de 18 a 24 de outubro, na saída do Polo, na AL-101 Sul; e de 30 de outubro a 05 de novembro, na BR-104, em Rio Largo, sempre nos dois turnos. Durante todo o período - 02 de outubro a 05 de novembro – a pesquisa também será realizada no Terminal Rodoviário João Paulo II, em Maceió, das 05h às 20h, em parceria com a empresa Sinart, administradora do terminal.

Pesquisa Demanda de Passageiros – Cronograma

02 a 08/10