Consumidor
Como fazer uma reclamação sobre energia elétrica
Para reclamações e sugestões acerca dos serviços prestados, o consumidor de energia elétrica deve procurar primeiramente a Ceal para registrar sua solicitação.
Somente caso a concessionária não solucione o problema ou apresente uma solução que não satisfaça o consumidor, ele deve entrar em contato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do telefone de discagem gratuita 144. Caberá a Aneel avaliar a solicitação e dar uma resposta ao consumidor.
Como utilizar melhor a sua energia- Não forre as prateleiras da geladeira, isso consome mais energia;
- Mantenha a borracha de vedação em boas condições;
- Não abra a geladeira sem necessidade;
- Evite guardar alimentos ou líquidos quentes na geladeira;
- Evite banhos quentes demorados;
- Utilize a posição “inverno” somente nos dias frios, pois a chave na posição “verão” gasta até 40% menos energia;
- Evite o hábito de dormir com a televisão ligada;
- Evite acender lâmpada durante o dia;
- Prefira lâmpadas fluorescentes, pois são mais econômicas e iluminam mais;
- Apague a luz ao sair de um ambiente;
É ainda atribuição da SMA apoiar e participar das atividades do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica no Estado de Alagoas, que tem uma representatividade bastante diversificada.
Ultimamente o Conselho de Consumidores tem reunido-se no interior do Estado, e, nestas ocasiões, a ARSAL está sempre presente para esclarecer o papel da Agência Estadual, mostrando-se mais acessível em todos os Municípios.
Principais dúvidas do consumidor de energia elétrica